O “hipocrisia social no Islã” é considerada uma das piores pragas que ameaçam tanto o indivíduo quanto a sociedade. No Islã, hipocrisia significa mostrar atitudes e comportamentos que são contraditórios ao que uma pessoa acredita em seu coração, e pode ter um efeito negativo sobre a religião e a sociedade. A gravidade da hipocrisia social pode ser resumida nos seguintes pontos:
1. Falta de honestidade: A hipocrisia envolve mentiras e manipulação de sentimentos, o que leva à perda de confiança entre as pessoas e prejudica os seus relacionamentos.
2. Dano à sociedade: A hipocrisia mina os valores da sinceridade e honestidade, que são essenciais para a construção de uma sociedade forte e colaborativa. O hipócrita mostra aos outros atitudes falsas, o que leva à fragmentação das relações sociais.
3. Traição: O hipócrita não é sincero em suas interações e esconde suas verdadeiras intenções. Isso coloca a sociedade em risco, pois dificulta a cooperação e encoraja o engano e a fraude.
4. Impacto na fé: A hipocrisia social pode prejudicar a fé pessoal do indivíduo. Se uma pessoa demonstra fé enquanto oculta incredulidade ou dúvida em seu coração, isso pode levar ao enfraquecimento de sua crença.
5. Punição no além: No Alcorão, é mencionado que os hipócritas estarão nos níveis mais baixos do inferno no Dia do Juízo. Deus diz: “Na verdade, os hipócritas estarão no mais baixo fundo do fogo” (Al-Nisa: 145), o que indica a gravidade da hipocrisia no Islã.
Em resumo, a hipocrisia social afeta profundamente tanto o indivíduo quanto a sociedade, tanto nesta vida quanto na vida após a morte. Por isso, o Islã incentiva o fortalecimento da sinceridade e da honestidade e a eliminação dos traços de hipocrisia em todas as interações…
Especialistas: Afaste-se de 4 tipos de pessoas para não cair em depressão
——————————–
Estar em contato com certas pessoas pode despertar sentimentos negativos e depressivos em nós; podemos perder o desejo de nos comunicar com os outros ou até a alegria de fazer qualquer coisa… Mas quem são essas pessoas? E como podemos evitá-las?
A pessoa excessivamente crítica
De acordo com especialistas em psicologia, uma das pessoas que mais afeta negativamente o estado psicológico dos outros é a pessoa excessivamente crítica, que julga todas as ações dos outros. Essa pessoa não reconhece quando as atitudes dos outros são boas, não dá conselhos construtivos e nem perdoa erros pequenos.
O “agressor passivo”
O segundo tipo de pessoa que tem um impacto negativo em nosso estado emocional é aquela chamada de “agressor passivo” na psicologia. Esse tipo de pessoa sempre expressa seu descontentamento com os outros e suas atitudes de maneira indireta, dando insinuações, sem falar diretamente com a pessoa, e respondendo às perguntas dos outros com mais perguntas. Por exemplo, se você pedir para essa pessoa ajudá-lo a encontrar algo, ela responderia: “Você não pode contar consigo mesmo?”
A pessoa narcisista (egoísta)
Os psicólogos também recomendam se afastar de pessoas narcisistas para garantir uma vida emocional saudável, pois elas não se importam com os sentimentos e opiniões dos outros e estão sempre em busca de ser o centro das atenções. Além disso, essas pessoas costumam ser de temperamento instável e ficam facilmente irritadas.
A pessoa oportunista
Outra pessoa da qual os especialistas em psicologia recomendam evitar é o oportunista, que não tem princípios morais e tenta explorar os outros para seus próprios interesses pessoais. Muitas vezes, o oportunista usa mentiras para atingir seus objetivos e conquistar a simpatia dos outros…
A misericórdia e o perdão de Deus são algumas das qualidades mais sublimes de Deus Altíssimo, e aparecem no Alcorão e na Sunnah do Profeta em vários trechos, refletindo a grandiosidade dessas qualidades que irradiam misericórdia e perdão para toda a Sua criação.
Misericórdia de Deus
A misericórdia de Deus abrange todas as criaturas, e o Alcorão explica que a misericórdia de Deus se estende a tudo. Deus diz no Alcorão, em Surata Al-A’raf: “Minha misericórdia abrange todas as coisas” (Al-A’raf: 156), e essa misericórdia engloba tudo no universo, desde os seres humanos até os animais e plantas, assim como a misericórdia de Deus para com Seus servos tanto neste mundo quanto no além.
Uma das manifestações da misericórdia de Deus é que Ele tem compaixão de Seus servos em suas diversas condições, seja na saúde ou na doença, na prosperidade ou na adversidade. O Profeta, paz e bênçãos sobre ele, confirmou essa misericórdia em seu Hadith: “Deus é misericordioso e ama a misericórdia”(Narrado por Muslim).
Perdão de Deus
Quanto ao perdão, é uma das qualidades de Deus que indica Sua disposição em perdoar os pecados de Seus servos, não importa quão grandes sejam seus erros ou transgressões, desde que se arrependam e peçam perdão. Deus diz no Alcorão, em Surata Az-Zumar: “Diga: ‘Ó Meus servos que tenham prejudicado a si mesmos, não desespereis da misericórdia de Deus; Deus perdoa todos os pecados. Ele é, certamente, o Perdoador, o Misericordioso.'” (Az-Zumar: 53). Este versículo indica que Deus, glorificado e exaltado seja, perdoa todos os pecados daqueles que se arrependem d’Ele, não importa quão graves sejam.
O Profeta, paz e bênçãos sobre ele, também falou sobre o perdão de Deus em muitos Hadiths, como este: “Deus aceita o arrependimento de Seu servo enquanto ele não estiver no momento da morte” (Narrado por At-Tirmidhi). Assim, o perdão está relacionado ao arrependimento sincero e ao retorno a Deus.
Relação entre Misericórdia e Perdão
A misericórdia de Deus e Seu perdão são dois lados da mesma moeda; o perdão é uma das manifestações da misericórdia de Deus. Assim como a misericórdia é a base que faz Deus perdoar Seus servos. Portanto, os crentes devem nutrir esperança na misericórdia de Deus, mesmo nos momentos de sofrimento ou após cometer pecados, pois Deus está próximo de Seus servos, atende suas súplicas e os perdoa.
Por fim, a misericórdia e o perdão de Deus permanecem como uma janela aberta para todos os crentes, uma fonte de esperança e paz interior. O muçulmano não deve desanimar, independentemente de seus pecados, mas sempre buscar o arrependimento e retornar a Deus..