Entre as obras de Satanás: Notícias falsas e boatos

Os boatos e as notícias falsas vão contra a moral islâmica de maneira geral, sendo considerados obras de Satanás.

Por isso, nossa religião nos orienta a verificar as informações e confirmá-las antes de compartilhá-las ou escrevê-las. Allah, o Altíssimo, diz: ‘Ó vós que credes, se um perverso vos trouxer uma notícia, verificai-a, para que não feriês um povo por ignorância e depois vos arrependais do que fizestes’ (Al-Hujurat: 6).

A disseminação de boatos e notícias falsas pode causar discórdia e divisão entre as pessoas, além de destruir relações internacionais, sociais e familiares, sem contar o fato de que gera ódio e rancor entre os muçulmanos. Portanto, qualquer estado, grupo, jornal ou pessoa que espalhe boatos e mentiras entre as pessoas está agindo como um ‘demônio na forma humana’, pois a missão de Satanás é semear desavenças, tensões, conflitos e guerras entre os seres humanos. Nossa religião islâmica nos incentiva à honestidade, considerando-a uma das virtudes que todo muçulmano deve possuir.

Além disso, o Alcorão nos adverte em vários versículos sobre caluniar as pessoas e espalhar boatos e mentiras entre elas. Allah, o Altíssimo, diz: ‘E não sigais o que não sabeis. Na verdade, o ouvido, a visão e o coração, sobre todos esses, seremos responsáveis’ (Al-Isra: 36). Este versículo chama os muçulmanos a verificar as informações e a não espalhar notícias sem ter certeza de sua veracidade. O Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) também nos advertiu contra a disseminação de notícias falsas, dizendo: ‘Basta para o homem ser mentiroso, que ele transmita tudo o que ouve’ (Narrado por Muslim). Ou seja, a pessoa que repassa tudo o que ouve sem checar a veracidade, está cometendo um erro.

E quem disse que ‘o boato geralmente é lançado por um invejoso, espalhado por um tolo e acreditado por um ignorante’, falou a verdade..

plugins premium WordPress