O Reino da Arábia Saudita acolheu a 9ª Conferência de Ministros de Awqaf e Assuntos Islâmicos dos países do mundo islâmico, organizada pelo Ministério de Assuntos Islâmicos, sob o lema: “O Papel dos Ministérios de Assuntos Islâmicos e Awqaf na Promoção dos Princípios do Equilíbrio e a Consolidação de Valores da Moderação”, com a participação de ministros, renomadas lideranças religiosas, chefes de conselhos, representantes de associações e instituições islâmicas de 60 países.

Durante a conferência, Sua Excelência, Sheikh Dr. Abdul Latif bin Abdulaziz Al Sheikh, Ministro dos Assuntos Islâmicos, Pregação e Orientação, na qualidade de presidente executivo da conferência patrocinada pelo generoso Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud – que Deus o proteja – apresentou os trabalhos da conferência, indicando a abordagem estabelecida pelo Reino em prol da unidade e das ações de consulta e cooperação pela justiça e piedade.

O Ministro disse que: “O Reino da Arabia foi estabelecido com base na abordagem da moderação e equilíbrio, desde a sua fundação, pelas mãos do Rei Abdulaziz – que Deus tenha misericórdia dele – e de seus filhos, os reis justos que vieram depois dele, e em nossa era próspera, sob a liderança do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, Sua Alteza o Príncipe Herdeiro – que Deus os proteja – enquanto eles se encarregavam de espalhar a mensagem do Islam equilibrado e moderado, combatendo o extremismo e o fanatismo, tomaram a iniciativa de seguir o método correto, cuidando as raízes e os valores islâmicos, preservando-os e apelando a sinceridade por eles, tendo em conta todas os meios que levam ao progresso, ao desenvolvimento e a prosperidade, pois a adesão à religião certa é uma razão para o bem, o desenvolvimento e prosperidade.”

Al-Sheikh, explicou que a conferência visa discutir sobre o enfrentamento do avanço do extremismo e do terrorismo; as formas de proteger as plataformas dos discursos extremistas, promovendo os valores da coexistência e da tolerância, ajustando o discurso religioso, consolidando os princípios do equilíbrio e da moderação, fortalecendo a cidadania nos países do mundo islâmico e seu impacto na estabilidade das sociedades.

 Al-Sheikh disse ainda que: “Nossas raízes, valores islâmicos e a boa vontade – louvado seja Deus – fazem-nos envolver em confrontos e desafios com firmeza e determinação. Nossas armas são a lealdade a Deus, o conhecimento e a sabedoria, enquanto fazemos o uso de tudo que é possível, incluindo os mais recentes meios e técnicas de inteligência artificial e outros que meios, que se impuseram na influência sobre a sociedade, e tem um papel de influenciar a opinião e o pensamento, negativa ou positivamente, e muitos grupos extremistas e fanáticos exploraram estes meios.

Em seguida, Sua Excelência, o Ministro de Awqaf e Assuntos Islâmicos do Reino de Marrocos, Dr. Ahmed Al-Tawfiq, proferiu um discurso no qual sublinhou:  O Ministério dos Assuntos Islâmicos do Reino de Marrocos é a autoridade competente que trabalha para proteger os ensinamentos da religião, garantindo a neutralidade das mesquitas em relação a vários tipos de movimentos doutrinários, políticos e sociais. Os teólogos demonstram esforços que enfatizam os valores do equilíbrio e moderação. Vários ministérios servem a religião em termos de garantir a consciência da nação e servir os interesses do povo ao nível de segurança, justiça, meios de subsistência e dignidade.

Por sua vez, Sua Excelência o Ministro de Awqaf da República Árabe do Egito, Osama Al-Azhari, sublinhou a importância de combater o extremismo, o fanatismo e as formas de violência e intransigência, até que os fogos da violência e do terrorismo sejam extintos. Ele salientou que a conferência escolheu um tema importante, que é a questão dos valores humanos comuns e a importância da cidadania, sobretudo numa época em que grupos terroristas e extremistas estão ativos em um discurso que subjuga a nação e a menospreza.

Por sua vez, Sua Excelência Ministro das Terras e Assuntos Religiosos da República da Gâmbia, Hamat, elogiou os esforços do Reino da Arabia Saudita em servir o Islam e os Muçulmanos, e em promover os valores de moderação e equilíbrio no mundo, esperando que esta Conferência Islâmica Internacional atinja os seus objetivos.

Nesse sentido, Sua Excelência o Ministro de Awqaf e Assuntos Religiosos do Sultanato de Omã, Dr. Muhammad bin Saeed Al-Maamari, explicou que o mundo enfrenta pesados ​​desafios representados pela perturbação de conceitos de valores e desequilíbrio moral, além de conflitos, guerras e discursos de ódio que retrataram as nossas sociedades como se dependessem, historicamente e no futuro, da civilização e da modernidade.

Ele sublinhou a responsabilidade atribuída aos funcionários dos Ministérios dos Assuntos Islâmicos e Religiosos de cooperar e intensificar o trabalho a fim de proteger as nossas sociedades e aumentar a sua flexibilidade e capacidade de manter os seus valores e fundamentos morais, renovando a compreensão do discurso religioso de uma forma que seja consistente com os desafios atuais, a fim de aumentar uma consciência religiosa caracterizada pela moderação e equilíbrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress