O presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, emitiu um decreto presidencial nomeando o Dr. Nazir Mohamad Ayyad, secretário-geral da Academia Islâmica de Pesquisa, como Mufti da República por um período de quatro anos.
Nazir Muhammad Ayyad foi nomeado com base na indicação do sheikh de Al-Azhar, o Grande Imã Ahmed Al-Tayeb.
É digno de nota que o Dr. Nazir Ayyad obteve o grau de Bacharel em Doutrina e Filosofia na faculdade de Fundamentos da Religião em maio de 1995, mestre em fundamentos da religião, com especialização em crença e filosofia, em 2000, e o doutorado, em 2003.
Dr. Nazir Ayyad ascendeu na hierarquia de cargos acadêmicos, começando como professor assistente, depois como professor. E trabalhou como professor assistente na Faculdade de Fundamentos da Religião na Universidade de Mansoura, e depois na Faculdade de Estudos Islâmicos e Árabes em Kafr El-Sheikh.
Ayyad ocupou vários cargos, na Organização Internacional de Graduados de Al-Azhar, no comité sindical para trabalhadores de investigação científica em Al-Azhar Al-Sharif, na Casa da Família Egípcia, e na Proteção Ambiental e Equipe Anti-Vício do Ministério da Juventude.
Vale ressaltar que o terceiro mandato do Grande Mufti da República, Shawqi Allam, terminou na segunda-feira, 12 de agosto de 2024.