A história do profeta José (Joseph/Yusuf), que a paz esteja com ele, é uma das mais belas e profundas histórias narradas no Alcorão, especialmente na surata 12 — Surah Yusuf. É uma história de fé, paciência, perdão e confiança em Deus. Aqui está um resumo:
Infância e Sonho
José era filho do profeta Jacó (Yaqub). Ele era muito amado por seu pai, o que despertou o ciúme de seus irmãos. José teve um sonho profético em que viu onze estrelas, o sol e a lua se prostrando diante dele. Quando contou esse sonho a seu pai, Jacó entendeu que ele teria um destino grandioso.
A Traição dos Irmãos
Tomados pela inveja, os irmãos de José planejaram livrar-se dele. Jogaram-no em um poço e disseram ao pai que ele havia sido devorado por um lobo, apresentando sua túnica manchada de sangue falso como prova.
Vendido como escravo
José foi resgatado por viajantes que o venderam como escravo no Egito. Ele acabou na casa de um homem importante (frequentemente identificado como o ministro do Faraó). A esposa desse homem tentou seduzir José, mas ele resistiu com fé e foi injustamente preso.
Na Prisão
Na prisão, José interpretou os sonhos de dois prisioneiros. Um deles foi libertado e mais tarde recomendou José ao Faraó, quando este teve um sonho perturbador que ninguém conseguia interpretar.
Ascensão ao Poder
José interpretou o sonho do Faraó como uma previsão de sete anos de fartura seguidos por sete anos de fome. Por sua sabedoria, foi libertado e colocado como administrador do tesouro do Egito, encarregado de armazenar alimentos durante os anos de abundância.
Reencontro com a Família
Durante a fome, os irmãos de José vieram ao Egito buscar alimento. Sem saber que ele era seu irmão, se ajoelharam diante dele — cumprindo assim o sonho de sua juventude. José eventualmente revelou sua identidade, perdoou seus irmãos e os trouxe, junto com seu pai Jacó, para viverem com ele no Egito.
Lições da História
– Paciência em tempos difíceis
– Fé em Deus mesmo nas provações
– O poder do perdão
– A importância da castidade, integridade e confiança em Deus.